A Idade Decisiva (O que é?)
- Ivan Dorj

- 27 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2024
Num raro estudo sobre aumento da expectativa vida, pesquisadores das Universidades de Boston e de Michigan examinaram histórias de vida de pessoas proeminentes e bem-sucedidas com idade avançada.
Eles estavam interessados em identificar as experiências que afetaram a trajetória dos indivíduos.

Embora muitos eventos tenha ocorrido do nascimento à morte, aqueles que foram MAIS DETERMINANTES para o Futuro estavam concentrados no período dos 20 aos 30 anos (A idade decisiva).
De acordo com os pesquisadores, cerca de 80% dos fatos mais importantes da vida ocorreram até os 35 anos, depois disso geralmente damos prosseguimento – ou corrigimos – as ações que iniciamos na década anterior
Os pesquisadores chegaram as seguintes conclusões sobre a Idade Decisiva:
A partir dos 30 anos
A partir dos 30 anos começa, a haver menos experiências significativas.
Provavelmente, porque já teremos terminado a faculdade. Tenhamos investido em nossa carreira ou optado por não fazê-lo. Pode ser que já estejamos com parceiros estáveis e tenhamos formado uma família. Talvez tenhamos uma casa própria ou outras responsabilidades que dificultem uma mudança de direção.
As experiências significativas
Os pesquisadores descobriram que a maioria dos fatos substanciais e com consequências duradoura – aqueles que levaram ao sucesso na carreira, a uma boa situação financeira, à felicidade pessoal ou à falta dela – se desenvolveu ao longo de dias, semanas ou meses, tendo pouco efeito imediato.
"A importância dessas experiências não ficou clara na época em que aconteceram, mas retrospectivamente, haviam definido nosso futuro. Isso significa que, na maioria das vezes, nossa vida é decidida por momentos cuja ocorrência podemos nem perceber." - Pesquisador.
A Idade Decisiva
A pesquisa conclui, afirmando que, a fase dos 20 ao 30 anos - Idade Decisiva, importa muito e que devemos tirar o máximo proveito dela, fazendo escolhas significativas.
A partir dos 30 anos, a pressão é enorme para o indivíduo seguir em frente, e tomar decisões em outros aspectos da sua vida, tais como: escolher onde morar, ganhar dinheiro, comprar uma casa, curtir a vida, fazer pós-graduação, abrir um negócio, obter uma promoção, ter um parceiro estável, ter uma família, etc.
Portanto, a fase dos 20 ao 30 anos, constituem o período crítico da vida adulta, quando será mais fácil iniciar a vida que queremos.
E não importa o que façamos, ele é um ponto de inflexão – a grande reorganização –, uma época que nossas experiências têm influência desproporcional sobre a vida adulta que levaremos.
Conclusões
Milhões de jovens na faixa dos 20 anos, convivem com uma quantidade desconcertante, sem precedentes, de incertezas e não sabem se suas vidas darão certo ou nem o que fazer.
E mesmo em um cenário de incertezas, os jovens do século XXI têm a oportunidade de construir a vida que querem – em que trabalho, amor, cérebro e corpo podem estar interligados, desde que façam escolhas significativas e reconheçam o poder significativo da fase dos 20 aos 30 anos (Idade Decisiva) e como eles vão moldar a sua vida futura.
Fonte: Meg Jay - "A Idade Decisiva".
----------------------------
E você, jovem adulto na Idade Decisiva, que tal dar continuidade a essa conversa e estarmos mais próximos, para ajudar-lhe na resolução de crises, conflitos e problemas no âmbito da sua vida pessoal, trabalho, relacionamentos e saúde, considerando as mudanças, afetos, escolhas, transições e rupturas presentes no seu percurso.
Destravar experiências e afetos limitantes e alcançar autoconhecimento, equilíbrio, bem-estar emocional e definir sua perspectiva - projeto de vida e de carreira, contando com o apoio do nosso serviço especializado de psicoterapia breve e aconselhamento psicológico, e desenvolver uma jornada de transformação em direção à uma vida mais plena.


Comentários